sábado, 27 de agosto de 2011

“Caminha Matheus”: Coxim se mobiliza para ajudar criança voltar a andar



Não é a primeira vez que a sociedade coxinense, independente de classe, se mobiliza para ajudar. Desta vez, a campanha “Caminha Matheus” está tomando conta da cidade, graças à busca incessante de uma mãe que sonha em ver seu filho de 11 anos voltar a andar.

A campanha foi abraçada por parte da imprensa e vem sensibilizando pessoas de diversas camadas sociais. “O importante é ajudar, independente da quantia que a pessoa dispõe”, diz o radialista Franciel Oliveira, um dos idealizadores da campanha.

Matheus Henrique Silva Santos Pinheiro, de 11 anos, foi vítima de um câncer raríssimo há três anos. “Quando o médico nos passou o diagnóstico o chão se abriu”, lembra a mãe, Lislaine Silva Santos, de 31 anos. Entretanto, a mãe relata que chorou, rezou e se encheu de forças, prometendo para si mesmo que não perderia seu filho para a doença.

“A luta foi sofrida, a cada momento eu morria um pouco ao ver o olhar do meu filho em cada agulhada, a cada dor, em cada estado febril. Era como se os seus olhos me pedissem socorro e eu não podia fazer nada, a não ser segurar sua mão e dizer que tudo aquilo ia passar”, relembra Lislaine.

Matheus passou por uma cirurgia complicada. “Quando acordou, ele olhou para mim e disse que estava com medo, pediu que eu cantasse para acalmá-lo, mas a minha voz quase não saia em meio as lágrimas”, conta a mãe.

Depois da cirurgia, aparentemente estava tudo bem. O menino sentia as pernas e a expectativa é que ele voltasse para casa curado e andando. Matheus foi curado do câncer, mas, com o passar dos dias foi perdendo o movimento das pernas e depende de uma cadeira de rodas para se locomover.

O pai, o mecânico Juares Luiz Pinheiro, de 48 anos, segurava a mão do filho e pedia para a esposa ser forte. “Como? Eu estava vivendo um pesadelo, meu filho de oito anos numa cadeira de rodas. Naquele momento busquei forças em Deus e jurei para o meu filho que custasse o que custar ele ficaria em pé de novo. O Matheus me olhou mais uma vez e respondeu: eu confio em você mãe”, relata Lislaine.

Inconformada com a situação, a mãe buscou informações e descobriu um Projeto Caminhar, um centro avançado de recuperação da lesão medular, com sede em Brasília (DF). Muitas pessoas com problemas semelhantes ao de Matheus conseguiram voltar a andar depois que se submeteram a esse tratamento.

No entanto, o tratamento é caro. Segundo a mãe, a hora do tratamento custa R$ 150,00, mas, para seu filho, foi concedido um desconto, e cada hora vai sair por R$ 115,00. Pelos cálculos da família, que mantém contato com profissionais do projeto, o tratamento ficará em torno de R$ 6 mil.

O montante será apenas para custear o tratamento, pois Lislaine conseguiu apoio para hospedagem na casa uma família de Brasília, que tem um filho com problema semelhante e já começou a dar os primeiros passos.

Como a família não tem condições de arcar com as despesas, a imprensa abraçou a causa e lançou a campanha “Caminha Matheus”. Em uma semana, já foram arrecadados R$ 750,00, de acordo com a mãe, que não trabalha, pois tem de dedicar seu tempo para o filho.

Matheus é um exemplo de vida. Apesar das limitações impostas pela doença, o menino é educado com limites e é dono de uma simpatia contagiante. Estudioso, mesmo com as dificuldades de locomoção vai todos os dias para a escola, onde cursa o 6º ano. “O meu maior sonho é voltar a andar de bicicleta e jogar bola”, conta Matheus.

As pessoas interessadas em ajudar podem depositar qualquer valor numa conta poupança da Caixa Econômica Federal. A agência é 1107, CP 37980-4, operação 013. Outras formas de doações podem ser feitas direto à família. O telefone de contato é o (67) 9968-9597.

Nenhum comentário:

Postar um comentário